quarta-feira, 23 de novembro de 2016

VISCONDES DE S. CARLOS EM MATOSINHOS 01



                                   Postal assinado pelo Visconde de S. Carlos



Numa das minhas incessantes buscas de postais de Matosinhos, ou por aqui circulados, encontrei um grupo deles que, em parte, eram endereçados a uma Maria F. Vieira, então moradora na Rua Juncal de Cima (usava ainda a denominação antiga) n.º 127. Eram enviados, na maioria, por um tal Carlos. Porém, e nos postais posteriores á data do decreto de criação do título, passa a assinar visconde de S. Carlos (título criado por D. Carlos por Decreto de 09-07-1904 e foi seu primeiro titular Carlos Fernandes Vieira, nasc. Santo Ildefonso, 03.02-1887).
Quanto ao Visconde, de momento, nada mais sei.
Quanto á Viscondessa, coligi a seguinte informação:
Amélia Guimarães Alves Quintela Fernandes Vieira , dona de casa, proprietária, era moradora na Rua Formosa, n.º 90, no Porto, e nasceu a 19.08.1885.
 Era filha do Conselheiro José Luciano Alves Quintela, médico (falc. a 21.03.1909), e mulher, Amélia Ermelinda Guimarães Alves Quintela.

José Luciano fez testamento a 2.8.1883, no qual declara residir na Rua Gonçalo Cristóvão, 314, bem como ter um filho, Eduardo Alves Quintela. A filha Amélia nasceria cerca de 2 anos depois. Filha essa que casou com Carlos Fernandes Vieira, e faleceu sem filhos e com testamento a 9-3-1907, aos 21 anos.
Nesse testamento, datado de 17 de Abril de 1903, que pode ser encontrado “on line”, contempla várias pessoas, entra as quais a ama que a criou, Maria Bento, com 49 mil e quinhentos reis, e uma quantia para missas por si e por seu tio Cândido Augusto Peres de Aguiar. No demais, não tendo filhos, institui seu herdeiro universal o marido, no caso de seus pais, então vivos, já serem falecido á data da sua morte.
(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário