Caro Dr Américo Tenho 55 anos e morei em Matosinhos (mais precisamente na Rua de Goa - bairro da caixa de previdência – a 50 metros da atual ES Augusto Gomes) até 1987. Tenho vagas recordações da linha de Leixões no troço junto à praia (refinaria Angola) mas este mapa mostra uma coisa curiosíssima. Mostra que na altura em que foi construída a linha de Leixões acompanhava a ribeira do prado pelo lado norte. As minhas recordações da ribeira do prado são muito fortes porque costumava ir para lá brincar em meados da década de 60. Lembro-me perfeitamente que passava por baixo do largo de carcavelos como mostra o mapa. Acontece que, de acordo com este mapa, a linha de Leixões passava junto (ou mesmo em cima) do antigo campo do Leixões (campo de santana) andaria depois na rua de Damão (no Google maps chamam-lhe Rua Augusto Gomes) e continuaria para nordeste. Tenho a recordação de existir de facto uma espécie de "corredor" na continuação leste da rua de Damão. Situava-se entre a atual junta de freguesia de Matosinhos e a escola secundária Augusto Gomes. Aliás o que no Google maps chamam de Rua de Damão pode ser, num troço que acompanha a norte o Campo de Santana, também parte do corredor da linha de Leixões. Ou seja, de acordo com este mapa o comboio da linha de Leixões passava mesmo junto à casa onde vivi até 1987. Existia um caminho rodeado de silvas na continuação para leste da rua de Damão mas estava desnivelado relativamente aos terrenos agrícolas que o limitavam (alguns eram seguramente do Mil-Homens). Era um pouco estranho mas acho que já entendi. Muito provavelmente era o corredor da linha do comboio. Obrigado pelo seu site e pelas fotos de Matosinhos. Há coisas que me recordo e que antes de ver as fotos pensava que era imaginação minha, que eram falsas memórias. Descobri que não, que em cachopo devia ser uma esponja de memória - que saudades, porra. Muito obrigado, mais uma vez.
Eleições que importam
-
Não creio que haja demasiada gente interessada em seguir ou informar-se
sobre o que se convencionou chamar de «crise política». O nível rasteiro
das lidera...
“Marinha Portuguesa – Nove Séculos de História”.
-
«A cerimónia de lançamento do livro “Marinha Portuguesa – Nove Séculos de
História”, da autoria do Comandante José António Rodrigues Pereira,
realizou...
Notícias da Brito Capelo
-
Já cá não vínhamos há algum tempo, o que é natural pois vivemos agora a
286 km de Matosinhos. Mas é sempre bom voltar e que finalmente a tua Brito
Cape...
Diz que não dorme.
-
Não sou nada de crendices, mas também é verdade que diz o povo que "*cá se
fazem, cá se pagam*". Diz também que "*Deus não dorme*". Parece que não,
pois q...
FRASE DO DIA
-
"Manifestantes presos em Luanda vão ter julgamento sumário."
Título de PÚBLICO - 5/9/2011
***
*Aprendam depressinha! Do modo rápido como os angolanos e...
Fila Indiana na Feira do Livro
-
Na próxima sexta-feira, dia 30, pelas 17h, vou estar na Feira do Livro de
Matosinhos para a segunda (e última) apresentação da Fila Indiana.
Apareçam par...
ternuras
-
Ternuras
Brotam ternuras dos teus olhos cansados!
Mas tu pespontando a ouro o fugaz momento
Soubeste dar à amarga vida
Um sonho mergulhado de do...
Caro Dr Américo
ResponderEliminarTenho 55 anos e morei em Matosinhos (mais precisamente na Rua de Goa - bairro da caixa de previdência – a 50 metros da atual ES Augusto Gomes) até 1987.
Tenho vagas recordações da linha de Leixões no troço junto à praia (refinaria Angola) mas este mapa mostra uma coisa curiosíssima.
Mostra que na altura em que foi construída a linha de Leixões acompanhava a ribeira do prado pelo lado norte.
As minhas recordações da ribeira do prado são muito fortes porque costumava ir para lá brincar em meados da década de 60. Lembro-me perfeitamente que passava por baixo do largo de carcavelos como mostra o mapa.
Acontece que, de acordo com este mapa, a linha de Leixões passava junto (ou mesmo em cima) do antigo campo do Leixões (campo de santana) andaria depois na rua de Damão (no Google maps chamam-lhe Rua Augusto Gomes) e continuaria para nordeste.
Tenho a recordação de existir de facto uma espécie de "corredor" na continuação leste da rua de Damão. Situava-se entre a atual junta de freguesia de Matosinhos e a escola secundária Augusto Gomes. Aliás o que no Google maps chamam de Rua de Damão pode ser, num troço que acompanha a norte o Campo de Santana, também parte do corredor da linha de Leixões.
Ou seja, de acordo com este mapa o comboio da linha de Leixões passava mesmo junto à casa onde vivi até 1987.
Existia um caminho rodeado de silvas na continuação para leste da rua de Damão mas estava desnivelado relativamente aos terrenos agrícolas que o limitavam (alguns eram seguramente do Mil-Homens). Era um pouco estranho mas acho que já entendi. Muito provavelmente era o corredor da linha do comboio.
Obrigado pelo seu site e pelas fotos de Matosinhos.
Há coisas que me recordo e que antes de ver as fotos pensava que era imaginação minha, que eram falsas memórias. Descobri que não, que em cachopo devia ser uma esponja de memória - que saudades, porra.
Muito obrigado, mais uma vez.
Rui Fontes