clique 2 vezes na imagem para aumentar
sábado, 29 de outubro de 2011
MATOSINHOS HÁ 50 ANOS - 29 Outubro a 4 Novembro 1961
clique 2 vezes na imagem para aumentar
domingo, 23 de outubro de 2011
MATOSINHOS HÁ 50 ANOS - 22 a 27 de Outubro de 1961
Comércio de Leixões – 22-10-1961 – n.º2793
Câmara Municipal – A Câmara, por propostas do Eng. Pinto de Oliveira e Dr. Manuel Seabra, aprovou votos de felicitações a Luís José de Oliveira, pelas distinções que obteve no Congresso Internacional de apicultura, em Madrid, e á Aurora da Liberdade, pelo 1.º lugar no concurso do SNI.
Sociedade:
- Cultura- A CMT inaugurou na 6.º feira uma exposição de pinturas de Manuel de Oliveira;
- Casamento: Casaram na igreja de Leça da Palmeira António José Fernandes, filho de José Martins Fernandes (Branco) e de Maria Elisa de Jesus Maia, com a menina Maria José Nunes Araújo, filha de José Araújo e de Albertina da Costa Nunes.
Comércio e indústria – É inaugurada amanhã, pelas 17,30, na Rua de brito Capelo, 94, a dependência do Banco Credit Franco-Portuguais.
Porto de Leixões – Finalmente abriu ao trânsito na passada 6.º feira a ponte móvel. Velocidade máxima de 30 km/h e 3 ton.
Santa Casa da Misericórdia:
Hospital Matosinhos –
Associações :
Orfeão de Matosinhos – realiza hoje uma festa dançante, na qual colabora o seu conjunto ligeiro.
Aniversários - 23 – João Domingos Valente e Avelino Alves da Rocha; 24 – António Machiavello e Artur Manuel Magalhães Pinto, filho de Henrique Pinto Pantaleão e de Deborah Pereira de Magalhães; 25 – Joaquina Pereira Belo; 26 – Serafina da Conceição Sampaio de Brito; 27 – Maria José Rodrigues dos Santos e Sousa;
Lutuosa – 16 – Beatriz da Rocha Felgueiras, da Rua Óscar da Silva, 325, sogra de António Carvalho Júnior; 19 – Domingos Norberto de Oliveira, da Rua de Vila Franca, 9, Foi motorista da Traineira Infante Sagres. Deixou viúva Margarida Amélia da Costa e era pai de Domingos e Carlos Norberto da Costa Oliveira; 21 - Arnaldo Dias de Oliveira, picheleiro, da Rua França Junior, 740, deixando viúva Rita Joaquina Gongalves e era pai de António e João Dias de Oliveira; Manuel Machado de Sousa (Panelas), sogro de Elísio Alves; Telmo Sérgio Esteves, da Rua António Nobre, 9;
Anedota - Na inauguração de uma exposição de gado, o director dirigindo-se á musica: - Prestai atenção: quando eu entrar tocareis o hino, porque é só á minha chegada que começa a exposição.
Publicidade –
domingo, 16 de outubro de 2011
MATOSINHOS HÁ 50 ANOS - 14 a 20 DE OUTUBRO 1961
Sociedade:
- Visita presidencial – está agendada uma visita do presidente da república, Almirante Américo Tomás, aos Bombeiros Voluntários de Leixões.
- Casamento: Casaram na igreja de Leça da Palmeira António José Fernandes, filho de José Martins Fernandes (Branco) e de Maria Elisa de Jesus Maia, com a menina Maria José Nunes Araújo, filha de José Araújo e de Albertina da Costa Nunes.
Porto de Leixões – Finalmente vai ser aberta ao trânsito de automóveis a ponte móvel
Hospital Matosinhos –
Orfeão de Matosinhos, representado pelos seus conjuntos musicais ligeiros e de variedades, exibiu-se na Televisão.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
MATOSINHOS HÁ 50 ANOS - 8 A 14 DE OUTUBRO 1961
Sociedade: Luís José de Oliveira obteve duas medalhas de prata no XVIII Congresso Internacional de Apicultura, em Madrid. Luís José de Oliveira foi o empreiteiro do mercado de Matosinhos, do tunel da ribeira, etc, e tinha estabelecimento na Rua Brito Capelo, 516 a 518.
Comércio e indústria – Por escritura de 20 de Setembro constitui-se a sociedade Mendes & Armindo Lda, com sede na Rua França júnior, 497. Sócios: António Maria de Oliveira Mendes e Armindo Ribeiro de Cravalho. O Objecto era o comércio de vinhos e casa de pasto. Corresponde á adega leixões.
Um artigo relembra que é obrigatório servir o pão embrulhado.
Porto de Leixões -
Santa Casa da Misericórdia:
Hospital Matosinhos –
Associações :
Aurora da Liberdade – venceu o concurso de Arte Dramática promovido pelo SNI em Lisboa.
Aniversários – 8 – Maria Irondina Fernandes Pedroso; 9- Amândio dos santos Oliveira; 12 – dr. Rui Tato Marinho, José Arteiro Barros e Manuel Brandão;
Lutuosa – dia 2 – António Ferreira Vinha, na rua França júnior, 150, sendo o funeral no dia seguinte na Igreja de Matosinhos, seguindo para o cemitério de Águas Santas
Publicidade –
domingo, 2 de outubro de 2011
MATOSINHOS HÁ 50 ANOS - 1 a 8 DE OUTUBRO 1961
Esta semana - Comércio de Leixões – 1-10-1961 – n.º2790
Câmara Municipal – Plano de actividades para 1962 – De uma extensa lista retiramos:
- Em Matosinhos: urbanização da Zona da Escola Industrial e Comercial de Matosinhos; do bairro dos pescadores; da zona da praia de Matosinhos e Senhor do Padrão;
- Em Leça: urbanização do Monte de Santa Ana; da zona do castelo de Leça; da plataforma da capela da Boa Nova; conclusão e apetrechamento da casa de chá -restaurante da Boa Nova;
Sociedade:
Santa Casa da Misericórdia:
Hospital Matosinhos – Faz no dia 3 do corrente 23 anos que o Dr. Alcino de Oliveira Alves Pinto, oftalmologista, foi nomeado para exercer funções neste hospital, substituindo o Dr. Manuel de Lemos.
Associações :
Aurora da Liberdade – foi a Lisboa prestar provas para o concurso de Arte Dramática promovido pelo SNI – Foram Regina de Almeida Silva Borges, Maria Luísa Silva Pereira, Adelaide Araújo, Laura Perry, Violeta dos Santos Carvalho, Gaspar Miranda, Orlando Rodrigues de Barros, João da Rocha Oliveira e Silva, Fernando José Bento e José Filipe de Carvalho.
Aniversários: 1/10 – António Afonso de Azevedo; Ana Maria Lopes de Barros; 2/10 – João de Oliveira Jordão; Humberto Reis; 4/10 – Nuno Guisado; Joaquim Francisco Borges; 5/10 – Manuel José Oliveira; Laurentino Rodrigues; Joaquim Colaço; 6/10 – Maria da Graça Machado Nunes; Maria da Glória Alves Couto; 7/10 – José Fernando Amorim Barros; Maria António Pinto Moreira; Álvaro da Silva Matos; Maria Estela Azevedo e Silva Guedes de Carvalho; Elvira de Castro Lopes Pereira;
Lutuosa – Margarida Alves Moreira, na rua França júnior, 509, sendo o funeral no dia seguinte na Igreja de Matosinhos.
Publicidade - o anúncio da imagem refere-se á venda de um conhecido edifício, onde esteve instalada a farmécia Cunha. Foi a residência de Cristiano de Carvalho, e era conhecida pela casa dos Valles, por ter pertencido a esta família. Este prédio foi demolido nos anos 70 do séc. passado.