sábado, 30 de outubro de 2010

LEÇA DA PALMEIRA - AUGUSTO NOBRE - 10



Recebi uma valiosa contribuição de Reinaldo Delgado e com a devida vénia, aqui a transcrevo, pois ajuda a enriquecer a história da nossa terra.
Obrigado, e todas as achegas e esclarecimentos são mais do que bemvindos.
Caríssimo Dr Américo Freitas,

Sou leceiro, nascido na Travessa do Castelo (muito perto da Capela de Santa Catarina), mas não residente, apesar de estar em Leça uma boa parte do meu tempo disponível.
Confesso que estava à espera do post mais recente no seu blog, face à curiosidade de saber o que o ilustre Augusto Nobre dizia sobre a citada capela e a sua eventual ligação à classe piscatória.
Sobre essa capela e muitas outras capelas de Santa Catarina, que se encontram com a fachada virada para as barras dos portos portugueses, segundo o amigo Padre Bernardo Xavier Coutinho, infelizmente já falecido, mas não esquecido, fazem parte de um dos mais curiosos erros religiosos encontrados no país. Com efeito, julgo saber que Santa Catarina é padroeira dos moleiros, comprovada nas imagens correspondentes pela presença duma mó, que sem dúvida terá sido confundida ao longo dos anos por uma roda de leme.
Conhecedor da terra que me viu nascer, terei igualmente muito gosto em explicar-lhe o porquê do forte ter sido chamado de "Nossa Senhora das Neves", já que não existe ligação da Santa a Leça. Porquê o lugar de S. Clemente das Penhas ter sido substituído por Boa Nova e lembrar que a personagem mais notável da terra foi o Frei João da Póvoa, que se encontra sepultado na Capela da Quinta da Conceição, devido à sua extraordinária competência como conselheiro do Rei D. João V e simultaneamente embaixador de Portugal no mundo.

Isto não invalida o esforço demonstrado até agora, merecedor dos maiores elogios, para dar a conhecer aos mais novos e não só, cenas do passado do meu pequeno mundo.

Cumprimentos,
Reinaldo Delgado

sábado, 9 de outubro de 2010

LEÇA DA PALMEIRA - AUGUSTO NOBRE - 6


A D. Ismália Bastos casou com o banqueiro Alfredo Messeder, que foi vice-presidente da Câmara, falecido em 1909. Morava numa casa na sala de visitas, como veremos em texto próximo. Faleceu nos anos 60.