quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

POSTAIS COM HISTÓRIA 08



POSTAIS COM HISTÓRIA  - 08

 

O postal de hoje é um pedacinho de história local e vem elucidar qual o verdadeiro título de um quadro de Margarida Ramalho, que figura nos dois inventários publicados pela Câmara Municipal de Matosinhos como “ Ponte de Pau”. Ora, quem dá o nome á obra é o artista  que a fez.

O postal da imagem, que penso ser uma edição da própria Margarida Ramalho, está datado de Matosinhos, 7 de Março de 1911, ainda a pintora residia na antiga Alameda.

È um postal escrito e assinado pela própria, endereçado á grande artista Maria Amélia de Magalhães Carneiro.

E dúvidas não restam quanto ao título que Margarida Ramalho deu á sua pintura: “ Margens do Leça”, e não “Ponte de Pau” como bem sendo referido vulgarmente.

Julgo ser interessante deixar aqui algumas notas biográficas sobre a remetente e a destinatária do postal, assim relebrando duas artistas ligadas a Matosinhos, ambas tendo sido alunas de Júlio Costa.

Margarida Alcina Camacho Ramalho nasceu a 13.10.1875 em Matosinhos, e aqui faleceu a 28.01.1959, na Rua Silva Pinheiro, n.º 134.

Com a construção da Doca n.º 1, teve de se mudar para uma casa sita na Rua de S. Roque, a mesma que faz gaveto com a Rua dos Loureiros, hoje propriedade dos meus pais.

Está representada na coleção de pinturas da Câmara Municipal de Matosinhos e em muitas outras particulares. As suas obras já estiveram expostas em numerosas exposições realizadas no concelho.

Maria Amélia de Magalhães Carneiro nasceu a 02.03.18, no Porto, e faleceu na Rua de Brito Capelo, em 1970. Era irmã do Comendador José Magalhães Carneiro, que foi presidente da Câmara de Matosinhos, e prima de António Carneiro. Em 1940 veio residir para Leça da Palmeira, em casa da sua irmã Maria Helena e cunhado Norberto de Moura e Melo de Zagalo Ilharco, na Rua dr. Cardia Pires (antiga Rua Central), mudando-se mais tarde para casa de outra irmã, sita na Rua Brito Capelo, onde faleceu com 77 anos de idade, tendo deixado um precioso legado artístico.

Sem comentários:

Enviar um comentário