quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

POSTAIS COM HISTÓRIA 03

 
 

O postal da imagem é da edição de Glória, do Porto.
O Dr. António J. Gomes refere, no seu livro  “As actividades Económicas de Matosinhos – 1850-1910, a pág, 97: “No ínicio das épocas balneares eram igualmente feitos pedidos á Camara para a montagem de quiosques junto ás praias, onde se vendia tabaco e bebidas finas ( e postais ilustrados, acrescento eu). Manuel Joaquim Pimentel explorava um junto á praia D. Carlos, que ocupava apenas 4 m2 durante 3 meses, e António Miguel da Glória explorava outro na Rua de Santos Reis, portanto também muito perto da praia D. Carlos. Este segundo quiosque ocupava uma área de 11,52 m2 e estava em funcionamento durante seis meses.....isto no ano de 1909....”
Não posso, de momento, afirmar que será este o editor do postal, mas se-lo-á muito provalvelmente.
Trata-se de um postal com uma imagem muito vulgar e repetida por outros editores.
Este postal circulou do Porto para Penafiel em 11-03-1910, a oito meses da implantação da república, portanto.
Mais uma vez, este postal adquire outro interesse quando reparamos no destinatário: o Barão das Lages, da Casa das Lages, em Penafiel, mais propriamente, o 4.º barão deste nome, Luís de Lencastre Carneiro de Vasconcelos (Lagares 11.06.1882 - Milhundos 16.01.1933).
Ora, acerca deste 4.º Barão da Lages existe uma lenda tenebrosa.
Reza a lenda que o Barão suspeitava que a esposa o traía com um irmão dele. Cheio de ciúmes, amarrou-a a um cavalo e arrastou-a pela quinta fora, provocando-lhe a morte.
Mais tarde, esclarecido que tal não correspondia á verdade, arrependeu-se e viveu o resto da vida cheio de remorsos, remorsos estes que não o deixam descansar em paz, nem depois de morto. Diz-se que o seu fantasma, tal como o da mulher, ainda deambulam pela quinta.....

 


Sem comentários:

Enviar um comentário