quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

POSTAIS COM HISTÓRIA 01


Há já alguns anos que comecei a colecionar postais ilustrados de Matosinhos, tendo em vista ilustrar alguns dos poucos trabalhos sobre história local que vou produzindo.

Mais do que a imagem do postal, interessa-me quem os escreveu e/ou o seu destinatário. Como se sabe, por aqui veraneavam grandes figuras da sociedade nacional e, naturalmente, enviavam postais a familiares e amigos durante a sua estada.

Com a recolha que entretanto consegui, encontrei interessantes postais, que agora divulgo.

O postal da imagem,  da edição do Hotel Ariz, em Leixões, que é autógrafo, tem inscrito nele duas grandes figuras da história nacional, com especial destaque de Carvalho de Araújo, heroi da 1.ª Guerra Mundial, cuja estátua se encontra na praça central de Vila Real.

A filha de Alfredo Howell, Lydia Howell, trabalhou muitos anos no posto de turismo, então  no mercado municipal, tendo falecido á cerca de dois ou três anos.

Aqui deixo apontamentos biográficos sobre o remetente, Alfredo Howell, e o destinatário, José Carvalho de Araújo.
       


Alfredo Guilherme Howell

Vice-almirante. Natural de Aveiro, tendo falecido em Leça da Palmeira, onde o seu corpo teve jazida (1863-1940).----------------------------------------------------------------
Foi presidente da Comissão Adminis-trativa da Junta Autónoma das Instalações Marítimas (Douro e Leixões), antecessora da Administração dos Portos do Douro e Leixões, e presidente do Conselho Administrativo dos mesmos portos, desde 1932.

Capitão do Porto de Leixões, chefe do Departamento Marítimo do Norte e comandante da extinta Escola de Marinheiros de Leixões.
         Possuía grande número de distinções honoríficas: Colar da Torre-Espada; Grã-Cruz da Ordem de Avis; Medalha e Mérito Naval de Espanha (1.ª classe); Oficial da Legião de Honra de França; Medalha Militar de Ouro, de Comporta-mento Exemplar; duas medalhas de Serviços no Ultramar; Medalha de So-corros a Náufragos, de Mérito, Filantropia e Generosidade; Medalha Militar de Ouro, da classe de bons serviços, com palma; Medalha da Vitória e Medalha de Ouro Comemorativa das Campanhas do Exército Português --------------------------------------------------------------------------------

José Botelho de Carvalho de Araújo

Ficou célebre por ter conseguido, no comando do caça-minas NRP Augusto de Castilho, proteger o vapor São Miguel de ser afundado pelo submarino alemão U-139, comandado pelo ás dos ases dos submarinos Lothar von Arnauld de la Perière, em 14 de Outubro de 1918.

Passou a infância na cidade de Vila Real, apesar de ter nascido na freguesia de São Nicolau, no Porto, onde seus pais José de Carvalho de Araújo, Jr. e Margarida Ferreira Botelho de Araújo, se encontravam por motivo de doença de sua avó materna, Margarida Rosa de Jesus Botelho.

Após ingressar na Marinha, serviu na fragata "D. Afonso", na corveta "Duque da Terceira", no couraçado Vasco da Gama, nos cruzadores Adamastor e São Rafael, nas canhoneiras "Zambeze", "Liberal", "Diu" e "Lúrio", no rebocador "Bérrio" e no transporte "Salvador Correia".

Foi Deputado por Vila Real à Assembleia Constituinte da República, e Governador do Distrito de Inhambane, em Moçambique, por dezoito meses

Carreira na Marinha

  • 1895 - ingressou na Marinha como Aspirante (em 12 de Outubro).
  • 1903 - Guarda-Marinha
  • 1905 - 2.º Tenente
  • 1915 - 1.º Tenente
  • 1918 - Capitão-Tenente (título póstumo)

Condecorações
         Medalha de Cobre de Filantropia e Caridade (Socorros e Naufrágios)

Sem comentários:

Enviar um comentário