sábado, 27 de junho de 2009

CAPELA SANTO AMARO RENASCE



Cerca das 11 horas do dia 26 de Junho de 2009 foi inaugurada a reconstrução da fachada da Capela de Santo Amaro, cujas pedras estiveram largos anos, primeiro no antigo horto municipal, em frente à Casa do Ribeirinho, e depois na Quinta da Conceição.
Na fotografia de baixo, do início do século passado, vemos a capela no seu primitivo local, no gaveto entre um troço já desaparecido da rua Brito Capelo e da Rua de Santo Amaro, também desaparecida.
Para a construção do mercado municipal, e da doca n.º 2, foi necessário demolir o casario da Rua Cardeal D. Américo, Rua Santo Amaro, Rua dos Camachos, Rua do Burgal, Largo do Areal, Rua e Largo de 13 de Fevereiro, Rua Brito Capelo e Rua de S. Roque.
Foi uma verdadeira hecatombe urbanística, em que quase todo o centro histório desapareceu, e com ele as casas e paços mais importantes de Matosinhos.
A demolição desta capela iniciou-se a 9 de Dezembro de 1947.
Era seu pároco o saudoso Padre Grilo, recentemente relembrado em livro pela Dr.ª Palmira Oliveira.

terça-feira, 16 de junho de 2009

RUA BRITO CAPELO






Este blog é dedicado á divulgação da história de Matosinhos.
Dirige-se principalmente aos estudantes, para que conheçam a história da sua terra e possam elaborar trabalhos sobre o tema.
As imagens apresentadas referem-se á Rua Brito Capelo, obtidas a partir do cruzamento da Rua 1.º de Dezembro.
A primeira imagem é de um postal ilustrado, da série de Emílio Biel, do início da 1.ª década do séc, XX.
A segunda, é da minha autoria, tirada em 2009.
Começando pelos prédios á esquerda, no primeiro prédio agora está instalado um supermercado. No segundo prédio funcionava a Loja do Povo, com a sua bandeira vermelha, que se vê claramente. Era seu proprietário A. J. Guedes Vaz. O número da porta era 82, em 1909. No mesmo local está agora a churrasqueira Inglesa.
Ainda á esquerda, o prédio mais alto é o que faz esquina com a Trv. Gago Coutinho, em cujo rés do chão funcionou durante muitos anos a Tabacaria Simões, que também vendia valores selados, sendo agora um bazar oriental.
O primeiro prédio á direita é o que faz esquina com a Rua 1.º de Dezembro, seguindo-se o prédio onde esteve instalado um posto médico e, no seguinte, um barbeiro. No 5.º prédio, onde se vê um mastro, era a Fotografia Industrial, do A. Vieira, antes dele a Ourivesaria Carvalho. O prédio mais alto seguinte é o da Confeitaria Paris. Mais ao fundo vê-se o edifício onde posteriormente se instalou a Câmara Municipal e outros serviços públicos, após obras de adaptação.
Espero que tenham gostado. Volto para a semana.